Como reconhecer o vidro de cristal?
O ouro não é tudo o que reluz. O mesmo se aplica ao cristal. Especialmente o cristal checo. Tem um nome tão bom no mundo que muitas imitações são feitas.
No entanto, as imitações não estão nem perto do original nas suas propriedades, e as pessoas enganadas não têm mais do que olhos para chorar - e uma imitação de má qualidade. Veja como é fácil distinguir um cristal checo genuíno de um falso.

Pagará um extra pela qualidade
Um preço demasiado baixo é um dos sinais de aviso de que lhe estão a ser oferecidos, por exemplo, vidro comum em vez de cristal barato. O nível de preço dos produtos de cristal é semelhante para todos os vendedores sólidos, e aquele cujo nível de preço varia significativamente provavelmente não é sólido.
Como se pode distinguir o cristal olhando para ele? Por peso e brilho.
O preço não é o único indício para identificar um cristal. Uma das características mais distintivas de um cristal genuíno é o seu elevado polimento. Os lustres de cristal caracterizam-se por uma refracção única de luz que multiplica a saída de luz das lâmpadas, enquanto que o vidro comum ou o plástico acrílico, os materiais mais comummente utilizados em imitações de cristal, não têm esta propriedade.
Além disso, um composto binário de chumbo e oxigénio com a fórmula PbO aumenta o peso do vidro, pelo que as imitações baratas podem ser até metade do peso de um produto de cristal genuíno.
O cristal checo durará décadas em pleno brilho, beleza e qualidade, pelo que poderá transmitir os nossos lustres de cristal checos originais como uma herança de família de geração em geração. Têm uma longa vida útil e são um grande investimento que é garantido que compensa.

Como olhar para o cristal de acordo com a lei? Através do teor de óxido de chumbo do vidro.
Nas linhas anteriores falámos sobre a diferença entre o cristal e a sua imitação de um ponto de vista puramente prático, mas existe também um aspecto legal. A definição oficial europeia afirma isso mesmo:
- Os produtos de vidro que contêm menos de 4% de óxido de chumbo são definidos como "vidro",
- O vidro contendo mais de 10 % de óxido de chumbo é definido como 'cristal',
- O vidro contendo mais de 30% de óxido de chumbo é definido como "cristal de chumbo elevado".
Nos Estados Unidos, 'cristal' é definido como todo o vidro que contenha pelo menos 1 % de óxido de chumbo.
Estamos aqui para si
Precisa de conselhos? Contacte-nos. Teremos todo o prazer em ajudar. E juntos, afinaremos a sua casa com o brilho de cristal adequado para o seu caso.
Visite a nossa loja com candelabros de cristal originais
Contacte-nos
Headquarters and Showroom:
ArtCrystal Tomes s.r.o.
Palackeho 3145/41 (JBX building)
46604 Jablonec nad Nisou
Czech Republic
VAT: CZ04517091
Sarka Novakova
sales manager